Mais de 25% dos profissionais que dirigem pelas ruas, entre eles, motoristas de ônibus, possuem distúrbios no padrão de sono. A afirmação é uma conclusão de estudos suecos. Segundo os pesquisados, 25% afirmam ter problemas com a sonolência diurna e isso pode afetar a segurança dos passageiros de transportes públicos.
Cerca de 23% desses profissionais sofrem de sonolência diurna de forma intensa. Em 28% dos entrevistados, os problemas para iniciar as noites de sono também eram bastantes presentes e 19% sofriam de apneia (interrupções no fluxo de ar para os pulmões durante o sono, o que resulta em falta de concentração e cansaço durante o dia posterior).
“Nós focamos em especial aqueles que sofriam de apneia do sono, pois pesquisas anteriores mostraram que esses indivíduos são os que mais causam acidentes, diz Mahssa Karimi, que conduziu os estudos do Centro para Distúrbios do Sono e de Vigilância da Universidade de Gothenburg, na Suécia.
No primeiro grupo, a pesquisa tratou os indivíduos com apneia, que apresentaram maior atenção durante o dia. Os níveis da pressão sanguínea também diminuíram, o que melhorou drasticamente a qualidade da saúde dessas pessoas, que se mostraram menos cansadas e mais focadas no trabalho.
Já no segundo as pessoas que estavam em licença médica foram observadas, pois haviam identificado o perigo em potencial que elas representavam. Os distúrbios do sono encontrados nesses indivíduos foram diversos, o que indica a necessidade de atenção por parte dos profissionais de saúde para com esses trabalhadores.
Segundo a psicóloga Denise Marcon, esta pesquisa vem evidenciar como as elevadas cargas-horárias de motoristas nas estradas prejudicam a saúde e a qualidade de vida destes profissionais, que acabam desenvolvendo distúrbios relacionados ao sono, colocando em risco a própria vida e de outras centenas de pessoas
Fonte Portal Educação
Postagens recentes
Fale Conosco
- Edifício Kronos Empresarial
R. das Pernambucanas, 407 - Sala 901-1
Graças, Recife - PE, 52011-010 - (81) 3427.0631
- (81) 99262.6716
- sacs@trmedicohospitalar.com.br
- Formulário de contato