Todos sabemos que a falta de sono é prejudicial para a saúde – o sono afeta o humor, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, aumenta a probabilidade de transtornos psicológicos e depressão, reduz a saúde do sistema imunológicos, etc. No entanto, a tensão existente no funcionamento de uma empresa e por causa das longas horas de trabalho, os empreendedores encontram-se, muitas vezes, a funcionar em piloto automático e com poucas horas de sono.
Dr. Lisa Shives é especialista em temas de sono e diz que dormir sete a oito horas de sono por noite é uma ação crítica no sucesso dos empreendedores. “O sono afeta a nossa função, a área do cérebro responsável pela tomada de decisões, pensamento criativo, memória e o tempo de reação”, diz Shives.
Siga estes sete hábitos de sono e sonhe com o seu caminho para o sucesso:
1. Evite o álcool antes de se deitar.
O álcool pode ajudar a adormecer mas vai afetar a qualidade do seu sono. “O sono é mais leve, tem menos REM (a fase mais profunda do sono)”, diz Shives. O álcool pode também fazer com que acorde a meio da noite. “Muitas pessoas acordam após quatro horas a dormir, pois esse é o tempo que leva para o metabolismo digerir o álcool e, depois disso, tem dificuldade em regressar ao sono”, diz Shives. Embora os estudos mostrem que um copo de vinho ao jantar pode ter efeito positivos na saúde cardiovascular, Shives diz para evitar beber qualquer tipo de álcool nas três horas antes de se deitar.
2. Desligue os dispositivos eletrónicos antes de dormir.
Shives recomenda que desligue os aparelhos electrónicos uma hora antes de se deitar. “A luz que é emitida [nos ecrãs] obriga que os seus neurotransmissores permaneçam acordados“, diz Shives. Os dispositivos também forçam o nosso cérebro a ficar ativo quando, na verdade, tudo o que precisa é de relaxamento antes de se deitar. Shives recomenda que na hora antecedente ao período de sono faça algo agradável e relaxante como ler um livro ou ter uma conversa.
3. Escreva as suas preocupações.
Se está deitado na cama e não pára de pensar nos acontecimentos do dia, Shives recomenda que mantenha um diário de preocupações para anotar as questões que o estão a incomodar. Para aqueles que acham que conseguem manter tudo na cabeça (por exemplo as listas de tarefas), Shives diz que o ato de colocar essa informação no papel, ao invés de pensar sobre isso, ajuda a limpar a cabeça e a desligar a mente antes de dormir.
4. Crie um ambiente perfeito para o sono.
O ambiente ideal para o sono é aquele que é fresco, escuro e silencioso. “O sono começa a chegar quando a sua temperatura corporal começa a cair”, diz Shives. Eliminar o ruído e todas as distrações, como colocar o seu smartphone a carregar ao lado da sua cama, é o ideal para uma noite de sono com qualidade.
5. Exercício.
O exercício promove padrões de sono saudáveis, libertando serotonina e dopamina. Estes são os mesmos neurotransmissores que são importantes para a regulação do ciclo do sono-vigília, conhecido como ritmo circadiano.
6. Evite comida açucarada antes de se deitar.
Se tem o desejo ardente de comer um doce, Shives recomenda que opte por um alimento com proteínas e gordura, como um iogurte, em vez de um amido que contém açúcar. “[As proteínas e gordura] têm níveis muito baixos de índice glicémico, o que significa que eles vão permitir uma libertação constante de energia durante toda a noite”, diz Shives. Os carboidratos simples ou a comida açucarada dão-lhe uma rápida explosão de energia, seguindo-se do descanso que pode perturbar a qualidade do seu sono.
7. Desperte com luz.
A manhã é tão importante para os seus hábitos de sono quanto a noite. Apanhar luz solar quando acorda redefine o ritmo circadiano do corpo, ajudando a garantir que fica mais cansado à noite. Aproveite o sue café da manhã sentado ao lado de uma janela e comece o dia da melhor maneira.
Fonte: Mexxer
Postagens recentes
Fale Conosco
- Edifício Kronos Empresarial
R. das Pernambucanas, 407 - Sala 901-1
Graças, Recife - PE, 52011-010 - (81) 3427.0631
- (81) 99262.6716
- sacs@trmedicohospitalar.com.br
- Formulário de contato