As mulheres britânicas dormem, em média, 1 hora e 20 minutos a menos do que as oito horas recomendadas todas as noites. Isso porque gastam este tempo pensando na família e trabalho ou ainda desenvolvendo atividades que envolvem estes dois assuntos.

Mas, segundo um estudo encomendado pelo Sanctuary Spa, sexo e um bom livro podem ser a solução para a falta de descanso da mulher moderna. As informação do site inglês Daily Mail.

Apesar de 53% das mulheres afirmarem que precisam destas oito horas de sono por noite para funcionarem bem no dia seguinte, elas dormem menos que isso e, segundo a pesquisa, perdem cerca de três semanas inteiras de sono a cada ano. Para 97% delas, dormir bem as deixa “mais felizes e saudáveis”.

Uma em cada seis entrevistadas (17%) disseram que dormem por mais tempo e mais profundamente depois de terem feito sexo, mas para 55% delas o segredo de uma boa noite de sono é ler um livro na cama. Para 72% delas, um banho quente também ajuda, 66% apostam na qualidade do sono associada à uma cama confortável, 35% a lençois limpos e 20% acham que acender velas também é uma boa opção.

Mas, ao contrário disso, 98% das entrevistadas disseram que perdem o sono se checam o e-mail do trabalho antes de deitarem, 76% ficam mais tempo acordadas se comem muito tarde, 41% se consomem bebidas cafeinadas, 28% se checam as redes sociais e 16% se praticam atividade física.

Nas tentativas de pegar no sono, 48% creditam ao trabalho o maior motivo de impedí-las de domir, 34% pensam demais no dinheiro e nas contas e 33% se sentem muito incomodadas com o ronco do parceiro.

Por isso, para evitar o cansaço excessivo, os especialistas descobriram que ir para a cama às 22h29 das sextas-feiras é o melhor dia e horário para ter uma bela noite de sono. A descoberta está de acordo com a realidade, já que 40% das mulheres disseram que dormem melhor nas sextas e sábados.

No entanto, a ansiedade da segunda-feira, faz com que 56% considerem a noite de domingo a mais difícil de dormir de toda a semana. “Muitas vezes tenho dificuldade de sair da cama pela manhã e principalmente de acordar cedo para arrumar meus filhos e levá-los para a escola. Me sinto cansada o tempo todo”, comenta Mary Oliver, de 37 anos e mãe de dois meninos.

“É importante preparar a mente e o corpo para o sono com uma rotina calmante antes de ir para a cama”, explica Nicholas Joss, responsável pela pesquisa. Segundo ele, a rotina começa com deixar o celular de lado uma hora antes de ir dormir, tomar um banho relaxante e também acender velas aromatizadas que criam um ambiente “calmo e acolhedor”.

Fonte: Terra